segunda-feira, 27 de julho de 2015

Sereias Reais



Fala galerinha, procurando conteúdo me deparei com algo bem legal, uma matéria sobre fatos e lendas. O que nos leva a crer que sereias são reais?? Todo mundo tem algum conhecido que mora geralmente e principalmente nos interiores de alguns estados brasileiros que tem como lenda a Yara, ou Mãe D'agua. Mas o que levou a ter essas lendas?? Desde a época mais remota da humanidade, existem pinturas rupestres com animais metade homem, metade peixe.
Cientistas vem estudando alguns casos, onde o e-farsas (que é uma equipe de céticos, logo não serve de base pra quase nada) já constatou algumas fraudes, e outras permanecem ainda sem explicação.

Quibei do site da Discovery, 6 fatos que podem provar a existência das sereias.
Uma das teorias é a Hipótese do Macaco Aquático: ancestrais mais ou menos próximos dos humanos teriam adotado, durante um certo período, um estilo de vida semiaquático na costa africana, seja pela necessidade de buscar alimento na água ou de defender-se de predadores.
De qualquer modo, esse fato pode ter influenciado sua evolução, gerando uma subespécie anfíbia, enquanto outros hominídeos mantiveram uma existência puramente terrestre.
Embora tenha sido abandonada ao longo dos anos, ao menos três estudiosos – Max Westenhofer, ideólogo, Sir Alister Hardy, biólogo marinho, e Elaine Morgan, escritora feminista – se dedicaram a desenvolver essa teoria.
Há múltiplas explicações que justificam a Hipótese do Macaco Aquático, entre elas:

1.  O fato de sermos os únicos primatas que não tem o corpo totalmente recoberto por pelos, uma condição só existente em ambientes aquáticos ou subterrâneos.

2. Os humanos são os únicos mamíferos bípedes. Essa transformação não ocorreria facilmente na savana africana, onde evoluíram os primeiros homens. Já na água, o corpo humano tende a manter essa posição.

3. A respiração do ser humano é diferente da de outros mamíferos, já que temos a capacidade de controlá-la voluntariamente. Tal como os mamíferos marinhos, podemos inalar o ar necessário para mergulhar e depois voltar à superfície para respirar.

4. Assim como os mamíferos aquáticos, e ao contrário dos terrestres, os humanos possuem uma reserva de gordura que retêm durante todo o ano.

5. As lágrimas, a sudorese excessiva e a porção de pele que separa o polegar do dedo indicador sugerem antepassados aquáticos segundo os adeptos da teoria.

6. Por último, nossa facilidade de nadar, em comparação à falta de jeito de muitos mamíferos terrestres na água, sugere que evoluímos de seres aquáticos.

As sereias teriam uma linguagem tão complexa e desenvolvida como a dos humanos.
Os detratores descartam a teoria enfatizando, por exemplo, que existem muitos mamíferos aquáticos totalmente peludos, como lontras e castores. Por outro lado, nenhum mamífero aquático é bípede, e o mais importante, em nenhum momento foram encontrados vestígios fósseis que comprovem a existência de “macacos aquáticos” ou sereias.
No entanto, nos últimos anos, diversas pesquisas sugerem a possibilidade de existirem criaturas aquáticas com uma linguagem tão complexa como a do ser humano, o que fez ressurgir a hipótese das sereias.
Segundo novos estudos, alguns hominídeos podem ter passado por uma adaptação evolutiva ao ambiente aquático, transformando as duas pernas em uma cauda que lhes permitisse nadar com mais facilidade.

Farsas

O documentário Sereias Reais, que foi muito bem aplaudido na critica e inclusive ganhou prêmio, foi uma grande estratégia de marketing.
No documentário é mostrado um misterioso som encontrado no fundo do oceano e o relacionam às sereias. É mentira. O som chama-se Bloop e falarei sobre ele depois.
A Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA) precisou negar, em comunicado, a existência das sereias, depois da exibição deste documentário.
Existem vários outros exemplos de mockumentary, como os filmes: A Bruxa de Blair, REC, Atividade Paranormal, O Caçador de Trolls e Holocausto Canibal. O Contatos de 4º Grau eu me recuso a acreditar que é :). Resumindo: são filmes que parecem reais.
O outro vídeo, da sereia sobre as rochas, surgiu em novembro de 2009 e foi feito pelo ex-militar Shlomo Coheen. A coincidência é que um mês antes, o prefeito da cidade israelense de Kiryat Yam, situada em Raifa Bay, às margens do mar Mediterrâneo, Shmuel Sisso, chamou a a atenção do mundo quando instituiu que a Administração Pública concederia um prêmio - de um milhão de dólares - a qualquer pessoa que provasse a presença/existência de sereias nas praias da região. Golpe de sorte do ex-militar ou fraude? O quadro "Detetive Virtual" do Fantástico desvendou a fraude.
Os relatos de avistamentos: Nunca sabemos ao certo o que os marinheiros viram, mas muitos dizem que podem ser peixes-bois e outros mamíferos aquáticos semelhantes, hoje classificados cientificamente como "sirenídeos" ou ainda focas e outros pinípedes.
Eu mesmo acredito piamente que existam, pois conhecemos mais sobre o universo do que o fundo do mar.
Agora vamos aos vídeos e tirem suas próprias conclusões.

O documentário Ótimo da Discovery, (ficarei devendo a parte 1 pois o youtube tirou do ar, mas assim que eu achar posto pra vcs)

Sereia tenta contato com garoto dentro de aquário aberto nos EUA (eu realmente achei foda este)


fontes:
- Fantastipedia: Sereias
- Wikipedia.pt: Sereias 
- Assombrado.com.br: Múmias de Sereias
- Assombrado.com.br: Documentario Sereias
- Assombrado.com.br: A Arte de Juan Cabana
- Assombrado.com.br: Sereias: A Nova Evidência
- Sobrenatural.Org: As Sereias Fiji
- Sofa da Sala: A Sereia de Israel
- Animal Planet: Seis fatos que justificariam a existência das sereias
- Wikipedia.pt: Iara

Segue lá!!! Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário