sexta-feira, 19 de julho de 2013

O Castelinho da Rua Apa

O Castelinho da Rua Apa - São Paulo


Muitos imóveis abandonados tem o poder de criar fantasias em crianças e adultos. Mas este não é o caso do Castelinho da Rua Apa, localizado na esquina da Rua São João, Bairro de Santa Cecília, na cidade de São Paulo.
Castelinho da Rua Apa na década de 30
Construído em 1912, o castelinho da rua Apa, era apenas mais uma casa como qualquer outra. Até que no dia 12 de maio de 1937, uma briga entre os irmãos Armando e Álvaro Guimarães dos Reis, acabou em uma tragédia e os dois, incluindo sua Mãe, a D. Maria Cândida dos Reis, foram encontrados mortos.
Segundo relatos, Armando e Álvaro estavam "duelando", quando sua mãe foi apartar acabou sendo alvejada também. A polícia não soube dizer se os dois irmão haviam matado uma ao outro, ou se o crime havia sido encomendado. Pela perícia da época, concluiu-se que pela posição dos corpos, houve um assassinato.
O motivo, segundo a polícia, foi por que Álvaro queria transformar o prédio do Cine Broadway, que pertencia a família, em um ringue de Patinação, o qual Armando se opôs desde o primeiro instante.
E agora? Todos os herdeiros estavam mortos e cabia ao Governo do Estado de São Paulo, junto ao INSS cuidar dos documentos e preservação do Castelinho. Sendo assim, parentes próximos de Maria Cândida, Álvaro e Armando jamais conseguiram reaver o castelinho, pois a lei sobre heranças foi revogada.

Com o tempo, o castelinho foi ganhando fama de assombrado, pois a degradação do imóvel é visível.
Passos, gritos, barulhos de tiros, vultos, barulhos de correntes e gemidos são comumente escutados lá a noite. Ninguém nunca conseguiu passar uma noite inteira no castelinho após a morte dos irmãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário